FRATERNIDADE ESPÍRITA E ASSISTENCIAL


OBREIROS DA CARIDADE

sobre O OBREIROS DA CARIDADE



           Somos uma entidade "Espírita Cristã Kardecista", voltada ao desenvolvimento dos trabalhos assistenciais e espirituais em benefício dos nossos irmãos assistidos e trabalhadores. Tem como objetivo, exercer os estudos e práticas dos ensinos de Nosso Mestre Jesus.
           Voltando um pouco no tempo, em meados do ano de 1979, um grupo de amigos com o mesmo ideal, reuniu-se para estudar o Evangelho de JESUS e capacitar-se para colocar em prática seus ensinamentos de amor e caridade.
            Liderados pelo então saudoso Sr. José Sasaki, hoje já no plano espiritual onde sabemos que está dando continuidade a esse trabalho, iniciamos nossas atividades.
            Iniciou-se então um trabalho domiciliar do Evangelho, passes e vibrações, idealizando um Centro Espírita, cujo nome seria Obreiros da Caridade.
            Dez longos anos se passaram. Por volta de 1989 as atividades aumentaram e o grupo crescia.
            Trabalharam em garagens, alugaram casas. Construíram assim com os seus ideais o Centro Espírita Obreiros da Caridade, cujo o mentor espiritual seria Brogotá, benfeitor e amigo de tantos momentos durante a constituição desta casa.
           Trabalharam muito promovendo eventos de todas as ordens sempre no intuito de angariar recursos materiais para a construção de uma sede própria.
            Desses eventos ficaram as lembranças memoráveis das “Noites da Fogazza” e vendas de pães caseiros, coisa que nossos companheiros empenhados neste ideal, sabiam fazer como ninguém.
            Com recursos oriundos de eventos como estes, mais doações é que dez anos depois conseguiram comprar o terreno de nossa sede.
            Daí por diante, com empenho de pessoas abnegadas ao ideal da causa espírita, foi que no ano de 2000 deram por iniciada as atividades desta casa em sede própria com o nome de Fraternidade Espírita e Assistencial Obreiros da Caridade.
            Para que não se perca no tempo gostaríamos de deixar aqui com um profundo agradecimento pelo empenho e amor que foi dedicado para a realização desta grande obra os nomes de alguns companheiros que foram os idealizadores desta casa como Éster do Vale, Silvestre Guindelle, Valdomiro Garbuiu, Cida Garbuiu, Gilberto Porfírio, Sandra Porfírio, Iracema Dalas, Vânia e Cláudio, Delmo, que através destes todos os demais que participaram desta obra aqui estejam sendo homenageados.
            Deixamos aqui registrado também todo nosso carinho a todos os assistidos e colaboradores que nos ajudam em eventos, bazares, lanchonetes, trabalhando, doando e participando.    
           O grande sonho agora é verdade e esta se solidificando a cada ano com a proteção do nosso mentor Brogotá e as bênçãos do nosso Pai Maior.




SOBRE O MENTOR DA CASA: BROGOTÁ




          Numa de suas encarnações pertenceu à família dos Bórgia, compartilhando uma vida de erros, mas também dedicado às artes e grande apreciador de música.
      Numa outra encarnação  foi um  índio que viveu  na foz do rio Amazonas, quando conseguiu reunir as tribos e ensiná-las as estratégias das matas e como extrair o compasso da música batendo na madeira.
         Posteriormente, encarnado em Campinas como filho de um modesto músico, aprendeu com o pai as primeiras noções da arte que o imortalizaria: eis Antonio Carlos Gomes, compositor de, entre outras, “O Guarani”, recordando sua encarnação como índio.
          Hoje um Irmão guerreiro, responsável ao lado do Irmão Paraguassú, nas desarticulações de grupos de espíritos drogados e viciados que na sua ignorância persistem a perturbar e obsediar irmãos encarnados, principalmente jovens desprevenidos da ligação com os mentores espirituais. Brogotá, esta figura das matas, pintado sob a ótica de um médium, está sempre a nos amparar quando o invocamos como guerreiro do Divino Cristo Jesus.